Dia: 15 de Ago
  • Zen Online

Itens filtrados por data: terça, 05 junho 2018

Armação de Pêra Festival da Caldeirada do Mar de 8 a 10 de junho

O restaurantes para a realização de uma mostra dos pratos a confecionar durante o evento, acompanhados pelos produtores dos Vinhos de Silves

 

Armação de Pêra será mais uma vez palco do Festival da Caldeirada e do Mar. O evento, promovido pelo Município de Silves, decorre de 8 a 10 de junho e conta com a participação de 15 restaurantes locais que irão apresentar diversas sugestões ligadas à caldeirada e aos sabores do mar.
A Grelha, A Lota, Balbino, Casa d’Avó, Coentros, Estrela do Mar, Novo Almadrava, Hera, O Casarão, O Fernando, O Silvense, Olivalmar, Pôr-do-sol (no Hotel Holiday Inn), Rocha da Palha e Vista Mar são os estabelecimentos aderentes desta edição. 


À vertente gastronómica juntar-se-á, também, a animação com Junior Satisfaction, Catapum Produções, Grupo Amigos da Pedreira, STAM e o Duo Luís Barradinhas e António Rola, que atuarão quer nos restaurantes, quer nas ruas da vila, dentro do horário do festival que decorrerá das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 22h30.
De acordo com a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, neste Festival “homenageamos o mar, revisitamos as tradições, o trabalho dos pescadores, homens corajosos que nos trazem iguarias ímpares, os restaurantes e chefes que dão um colorido único à riqueza gastronómica da Vila”, pretendendo-se através da sua realização “encher de vida e animação as ruas desta vila piscatória, dinamizando e promovendo a economia local”.
De salientar que a sessão de apresentação pública do Festival irá ter lugar no próximo sábado, dia 2 de junho, pelas 10h30, no mercado municipal de Armação de Pêra.

A iniciativa contará com a presença dos chefs dos restaurantes participantes para a realização de uma mostra dos pratos a confecionar durante o evento, acompanhados pelos produtores dos Vinhos de Silves, que deverão igualmente exibir e dar a conhecer os seus produtos.

O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. são os contactos do sector de Turismo da Câmara Municipal de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre a iniciativa.


O Festival da Caldeirada e do Mar conta com o apoio do turismo do Algarve, Junta de Freguesia de Armação de Pêra, da Rota dos Vinhos do Algarve e do Agrupamento de Escolas Silves Sul.

 

  • Publicado em Silves
Ler mais ...

Clínica de oftalmologia Vivina Cabrita reabre bloco cirúrgico

O espaço está mais atual e funcional, com o objetivo de prestar o mais avançado tratamento cirúrgico oftalmológico e, assim, elevar os padrões de qualidade a que a Clínica Vivina Cabrita habituou os seus utentes.

As obras de modernização abrangeram, para além do bloco cirúrgico situado no segundo piso da Clínica, a renovação completa da área de receção e acolhimento no rés-de-chão e ainda a remodelação parcial da zona de consultas e tratamentos, no primeiro piso.

“Para além da modernização das infraestruturas, apostámos ainda na aquisição de equipamento cirúrgico de ponta”, refere a Dra. Vivina Cabrita, diretora clínica do estabelecimento, com vista a “garantir a excelência da qualidade do tratamento prestado ao utente”.

Especialmente vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças dos olhos e da visão, a Clínica oferece uma vasta gama de tratamentos cirúrgicos, exames, consultas e terapias diversas, com especialização na cirurgia de descolamento de retina, buracos maculares, cataratas e cirurgia a laser da miopia, hipermetropia e astigmatismo.  

Em regime de cirurgia ambulatória, o centro permite a admissão e a alta do utente no próprio dia da cirurgia, permitindo um pós-operatório mais personalizado e menor ansiedade para o utente e familiares, ao conjugar a fase de recuperação com a atividade familiar e social.

Com 23 anos de atividade, a Clínica Vivina Cabrita é considerada o maior centro oftalmológico da região, recebendo os casos mais complicados e com a maior variedade de pacientes. A equipa cirúrgica é formada por dois médicos especialistas em oftalmologia – Dra. Vivina Cabrita e Dr. Filipe Cabrita -, profissionais de reconhecida competência e com provas dadas na melhoria do nível de saúde oftalmológica da população algarvia. Dos seus currículos, destaque para o diploma de subespecialidade de retina cirúrgica do Hospital Oftalmológica de Roterdão do Dr. Filipe Cabrita, bem como os seus conhecimentos das línguas Francesa, Alemã e Holandesa.

De realçar que a Clínica Vivina Cabrita possui outra unidade no Algarve, a atuar sob a denominação de Centro Médico de S. Bartolomeu de Messines, que disponibiliza aos seus utentes, além de consultas e tratamentos oftalmológicos, o acesso a consultas de outras especialidades, como por exemplo obstetrícia e pediatria, dermatologia ou endocrinologia.

 

 

 

 

  • Publicado em Faro
Ler mais ...

Museu de Portimão é parceiro da Campanha de Arqueologia Subaquática que volta ao rio Arade

A campanha realizada no estuário e embocadura do rio Arade é coordenada pelos arqueólogos Cristóvão Fonseca e José Bettencourt

De 1 a 30 de Junho de 2018 volta a decorrer a campanha de arqueologia subaquática integrada no projeto de investigação “Um complexo portuário milenar no Barlavento Algarvio: a arqueologia do estuário do rio Arade”. A campanha realizada no estuário e embocadura do rio Arade é coordenada pelos arqueólogos Cristóvão Fonseca e José Bettencourt, promovida pelo Centro de Humanidades (CHAM) - unidade de investigação interuniversitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e conta, tal como nos anos anteriores, com a parceria do Município de Portimão, através do seu Museu onde funciona a base de apoio logístico.

Os sítios arqueológicos a intervencionar, denominados Arade B, Ponta do Altar B, GEO 5 e Arade 23, correspondem a contextos de naufrágio e fundeadouro e abrangem uma cronologia que vai desde o período romano até à época contemporânea. Este ano com uma campanha mais longa, para além de retomar os últimos trabalhos de campo realizados em 2016, serão feitas sondagens por escavação e o registo sistemático dos contextos, acções que não são realizadas há mais de uma década e que são cruciais para a obtenção de dados inéditos e de contexto.

Com estes trabalhos pretende-se não só dar continuidade à investigação já realizada, mas também potenciar um novo fôlego à investigação arqueológica do rio Arade, que tem como objectivo criar as bases para a valorização do seu potencial científico, pedagógico e turístico, considerando que se trata de uma referência no domínio da arqueologia náutica e subaquática no panorama nacional.

Ao nível do impacto socioeconómico destaca-se ainda a actualização do inventário georreferenciado de ocorrências patrimoniais do estuário do rio Arade, permitindo criar um corpus de referência de grande utilidade como ferramenta para a gestão e ordenamento do território, sobretudo numa fase em que se prevêem obras de requalificação portuária e das condições de navegação no estuário.

A foz do rio Arade corresponde a um espaço privilegiado de ligação entre o Mediterrâneo e o Atlântico, que apresentou desde sempre características propícias para a navegação. É um porto natural de abrigo, que serve os vários núcleos urbanos históricos, nomeadamente Portimão, assim como, corresponde a uma importante via de navegação, comunicação e penetração no interior do Barlavento Algarvio. Esta realidade encontra-se amplamente documentada pelas fontes escritas e por diversos vestígios arqueológicos identificados nas últimas décadas.

O reconhecimento do potencial arqueológico subaquático do estuário do rio Arade remonta, pelo menos, à década de 1970 e a investigação realizada desde 1993 tem vindo a contribuir de forma decisiva para a afirmação do seu valor científico e patrimonial. O espólio recuperado pode ser visto no Museu de Portimão.

O projeto conta não só com o apoio do Museu de Portimão e da Câmara Municipal, mas também com diversas entidades nacionais e regionais, entre elas a Junta de Freguesia de Portimão, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão, o Clube Naval de Portimão, o Clube Subaquático de Mergulho Portisub, a Ondanautica Lda., a Capitania do Porto de Portimão, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve S. A., a Direcção-Geral do Património Cultural e o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática. Estes apoios revelam-se imprescindíveis para a realização da campanha.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time