Dia: 17 de Out

Itens filtrados por data: sexta, 08 junho 2018

Estórias de Assombrar regressam a Castro Marim

 

No desenvolvimento de uma política de promoção e valorização dos patrimónios de Castro Marim, a NovBaesuris-Empresa Municipal organiza pelo 5º ano consecutivo o evento Estórias de Assombrar, na vila de Castro Marim.

Nos meses de Junho, Julho e Agosto, a NovBaesuris convida os castromarinenses e os visitantes a entrarem na noite no ambiente lendário e fantástico dos monumentos, das ruas e praças da vila, para ouvir e contar as estórias e as lendas que povoam o imaginário desta terra, outrora de reis e rainhas.

As centenas de pessoas de toda a região algarvia e da vizinha Espanha que, nos últimos cinco anos participaram nas Estórias de Assombrar puderam conhecer a rica tradição oral de Castro Marim através de lendas como o Mourinho do Forte, Mouro Vaz, os Sete Encantes, Má Hora, o Menino Gigante ou ainda do conto do sapo e do mouro anão.

As Estórias de Assombrar contam com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e começam sempre às 21.00 horas, em local e data a indicar, sendo dirigidas a todas as faixas etárias da população a partir dos 12 anos. As inscrições são limitadas e obrigatórias, devendo ser realizadas previamente através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 281 510 160.

Para Célia Brito, Presidente do Conselho de Administração da Nov.Baesuris, esta iniciativa visa a valorização e divulgação do património imaterial da vila de Castro Marim, que encerra um valioso conjunto monumental de que fazem parte o Castelo, o Forte de São Sebastião e a Colina do Revelim de Santo António. A empresa municipal acredita que as Estórias de Assombrar podem contribuir para o enriquecimento e diversificação da oferta cultural de Castro Marim, levando o nosso concelho a ser mais conhecido.

Ler mais ...

Bandeira Azul e Bandeira Acessível hasteadas nas Praias do Município de Portimão

 

Praia da Rocha foi distinguida com o Prémio 

Já ondulam nas praias do município de Portimão a Bandeira Azul e a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”, sendo de referir que a Praia de Alvor (Poente) foi a primeira estância balnear a exibir ambos os galardões, num acto simbólico realizado esta manhã de quinta-feira, 7 de Junho com a presença de Filipe Vital, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, Ricardo dos Santos Arrabaça, Capitão do Porto de Portimão e Élia Cabrita, representante da Agência Portuguesa do Ambiente.

As praias da Rocha, Três Castelos, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente vão ostentar até ao final da época balnear a Bandeira Azul, o símbolo europeu que traduz o cumprimento de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e os equipamentos, bem como a segurança e os serviços. Símbolo qualitativo reservado a praias, portos de recreio e marinas, a Bandeira Azul é hasteada nas praias de Portimão desde 1987, tendo como objetivo elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro, bem como incentivar a concretização de ações capazes de resolverem problemas eventualmente detetados.

No âmbito da campanha da Bandeira Azul realiza-se, durante o mês de julho, nas praias do Vau (9 e 23 de julho), dos Três Irmãos (10 e 24 de julho) e de Alvor (11 e 25 de julho), o programa “Contos Azuis” que consiste na apresentação de uma história/conto e vários jogos e atividades práticas. Durante as manhãs, das 10h00 às 12h00, a equipa de educação ambiental da Câmara Municipal de Portimão vão dinamizar várias atividades com o objetivo de sensibilizar os banhistas, essencialmente crianças, para a limpeza do areal e a diversidade biológica existente em Portimão. Na praia do Barranco das Canas, a atividade “Seres Vivos Entre Marés” realiza-se nos dias 13 de julho, 28 de agosto e 11 de setembro.

A bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos” volta as praias da Rocha, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente, que assim são distinguidas por cumprirem requisitos como acessos pedonais fáceis, sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, passadeiras sobre o areal e instalações sanitárias adaptadas, entre outros.

Por sua vez, a associação ambientalista Quercus classificou com o Grau Ouro a Praia da Rocha, a Praia Três Castelos, a Praia dos Careanos, a Praia do Vau, a Praia do Barranco das Canas, a Prainha, Praia de Três Irmãos/Alvor Nascente e a Praia de Alvor Poente devido à qualidade das suas águas. O objetivo desta associação é distinguir as praias que ao longo dos últimos cinco anos apresentaram sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente das suas águas, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

De referir que a Praia de Alvor/Poente e a Praia do Vau vão ser equipadas com cadeiras anfíbias destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, uma parceria da Câmara Municipal de Portimão e respetivas Juntas de Freguesia de Alvor e Portimão.

A Praia da Rocha foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018, na categoria PRAIAS no distrito de Faro, tendo sido eleita como um ícone regional, de referência nacional e considerado de excelência pelos Portugueses.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time