Dia: 21 de Set

Itens filtrados por data: sexta, 06 julho 2018

Os gémeos José Carlos Catarino e Carlos José o 6º aniversário a bordo do Catamaran Ophelia

 

Beta Talk Portimão“ faz-se ao mar” para brindar às boas ideias e ao espírito empreendedor algarvio

A Beta Talk Portimão celebra no próximo dia 16 de julho, o seu 6º aniversário, numa edição especial a bordo do catamaran Ophelia, para uma conversa ao pôr do sol com os “gémeos Catarino”, os fundadores da empresa Portitours e, em ambiente de festa, brindar às boas ideias e ao espírito empreendedor no Algarve que, desde 2012, têm vindo a inspirar estes encontros mensais em Portimão.

A partida para esta “ Beta Boat Talk “ está marcada para as 19h00, no Cais do Clube Naval de Portimão, com embarque gratuito a partir das 18h30 para todos aqueles que quiserem juntar-se ao final de tarde mais inspirador deste verão, sendo para o efeito indispensável a realização de inscrição através https://tinyurl.com/bilhetes-6-aniv-betatalkptm

Os gémeos José Carlos Catarino e Carlos José darão as boasvindas a bordo do seu catamaram Ophelia e irão partilhar e contagiar os presentes com o seu percurso empreendedor, enquanto fundadores da Portitours. Naturais de Silves sempre estiveram umbilicalmente ligados a Portimão e foi aqui que, em 1987, deram início ao seu próprio negócio/projecto e a partir de então não mais pararam de investir e inovar na área do Turismo.

José Carlos Catarino foi o mentor do projeto e desafiou o irmão Carlos para consigo trilhar novos caminhos e navegar por águas ainda por explorar na oferta de produtos turísticos. O turismo sempre fez parte do seu ADN. Tirou o curso na Escola Superior de Turismo em Faro e começou desde logo a trabalhar em agências de viagens, o que lhe permitiu a aquisição de experiência no contacto real com os turistas que nos visitam e a contactar com a realidade algarvia que na altura apresentava várias lacunas na oferta de circuitos turísticos.

Depois de trabalhar sete anos num operador turístico, a Bristish Airways e de ter viajado, constatou que o Algarve tinha uma oferta pouco diversificada o que o levou, aos 25 anos a apostar no desenvolvimento de duas novas áreas de negócio: o Turismo Natureza para dar a conhecer o que de melhor a região tem para oferecer e numa outra vertente, os passeios marítimo- turísticos através da introdução no mercado de experiências inovadoras e diferenciadas que dão a conhecer a beleza e riqueza natural da Região do Algarve, tanto no seu interior como ao longo da belíssima costa algarvia.

PME Líder e Excelência em 2017 a Portitours é hoje uma empresa de referência que oferece um vasto leque de produtos e convida quem nos visita e até os locais a descobrir e viver experiências únicas no Algarve ao longo de todo o ano. Outros projectos estão na forja, porque a filosofia dos fundadores da empresa é investir tanto a nível de recursos humanos como na inovação e criação de novas experiências.

Beta Talk Portimão é “montra” do empreendedorismo algarvio e revela o potencial da região

Desde de Julho de 2012 a Beta Talk Portimão tem vindo a afirmar-se como uma importante “montra” do empreendedorismo algarvio, ao dar a conhecer gente empreendedora que nesta Região dá vida às suas ideias e constitui uma fonte de inspiração para muitos outros. Em mais de sessenta edições, cerca de cento e vinte empreendedores, contagiaram muitos e muitos outros com os seus percursos de vida, as suas ideias de negócio, atitudes, experiências e visão revelando também o potencial do Algarve para a criação de novos negócios.

Recorde-se que a Beta Talk surgiu no seguimento de uma parceria entre o Município de Portimão e a Beta-I (Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação) tendo este abraçado o desafio de ser cidade anfitriã da Beta Talk na região algarvia e fomentar mensalmente o espírito empreendedor na comunidade local.

Seis anos depois é a única cidade a nível nacional que atualmente dinamiza este tipo de encontros, continuando a dar voz ao espírito empreendedor algarvio.

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde), a Beta Talk de Portimão tornou-se num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador no Algarve, promovendo no ambiente informal e descontraído do habitual espaço do Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, contactos e partilha de experiências.

As parcerias e o espírito de partilha fazem parte do ADN de um empreendedor e a Beta Talk não foge à regra, tendo contado deste a 1ª hora com o importante apoio do Sul Informação enquanto parceiro de media, para além da colaboração da rádio universitária RUA FM, para além da promoção feita através da rede dos principais agentes ligados ao empreendedorismo na região, nomeadamente a Universidade do Algarve através do CRIA - Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia; ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários; NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve; APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação e GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing.

O envolvimento da comunidade local, nomeadamente os mais jovens, continua a ser uma constante desde o início da Beta Talk, que já realizou sessões especiais no âmbito da Mostra Start Work Portimão, no pólo de Portimão da Universidade do Algarve, na Escola Secundária Poeta António Aleixo (ESPAA), ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, bem como no Centro DUAL de Portimão enquanto que, ao nível da cobertura fotográfica, conta com a colaboração dos alunos do Curso de Multimédia da ESPAA.

Uma vez que as boas ideias merecem sempre um brinde na Beta Talk Portimão, o mesmo é assegurado pelo habitual apoio dos vitivinicultores locais- Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina, que desde o primeiro momento estabeleceram uma parceria com a Beta Talk, promovendo os vinhos produzidos no concelho.

 

 

  • Publicado em Turismo
Ler mais ...

Lagoa inaugura mais um percurso de Natureza:

o Caminho dos Promontórios

A partir da próxima terça-feira, dia 10, será possível ficar a conhecer um pouco melhor o litoral do concelho de Lagoa a pé. O novo percurso de descoberta da Natureza, entre a Praia do Molhe (Ferragudo) e a Praia do Paraíso (Carvoeiro), no sector poente do litoral do concelho, será inaugurado pelo presidente da autarquia no mesmo dia em que é inaugurado o restauro da Torre da Lapa, na presença do Presidente da Região de Turismo do Algarve, da Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Regional da Cultura, Assembleia Municipal de Lagoa, do Comandante do Porto de Portimão e das entidades autárquicas locais.

O Caminho dos Promontórios é um investimento conjunto no valor de 118.500,00 euros, estende-se ao longo de sete quilómetros de costa e incide sobre uma plataforma rochosa calcária com uma altura que varia entre os 2,5m e os 40m. Este percurso é interrompido por vales suspensos, pequenas enseadas e areais (praias) e, ocasionalmente, marcada por cavidades verticais naturais designadas por “algares”. Esta é uma obra que traduz o esforço da autarquia para dar a conhecer a maravilhosa orla costeira que Lagoa oferece, com condições de segurança que permitam desfrutar da incomparável paisagem, reconhecida pela sua beleza.

Num “quadro” onde os elementos dominantes são as arribas, este percurso distingue-se pela sucessão de pontais ou pequenos promontórios que, a par da Ponta do Altar, moldam um relevo de singular beleza. Este aspeto distintivo da paisagem determinou a designação do percurso. Acrescem outros valores de reconhecido interesse para a observação e que fundamentam a implementação de um conjunto de sinalética informativa que ajudam o visitante a interpretar o ambiente costeiro. Preconizou-se ainda sinalética de perigo e dotação de estruturas de apoio à visitação e fruição do espaço natural, designadamente áreas de estadia.

O Caminho dos Promontórios complementa outros dois percursos pedestres: o Caminho do Algar Seco (perto de Carvoeiro, acessível a pessoas de mobilidade condicionada), e o Percurso dos 7 Vales Suspensos (entre a Praia de Vale Centeanes e a Praia da Marinha). Juntos, permitirão descobrir e conhecer mais de metade da orla costeira do concelho.

Este momento servirá ainda para inaugurar a reabilitação da Torre da Lapa, estrutura militar erigida após a Reconquista Cristã, entre o Cabo de S. Vicente e a foz do Guadiana (e reforçada nos reinados de D. João III e D. Sebastião). O seu restauro, avaliado em 51.500,00 euros, foi levado a termo com o objetivo de reverter a degradação acentuada do imóvel e dignificar um dos valores históricos mais relevantes do litoral de Lagoa, em vias de classificação como Imóvel de Interesse Nacional.

Na presença das autoridades oficiais, o presidente da autarquia, Francisco Martins, colocará a alguns metros da superfície do solo uma cápsula do tempo com várias informações. Este cilindro de metal guardará uma USB com um documentário relativo ao respetivo restauro para as gerações vindouras. Este testemunho ficará assinalado com uma placa comemorativa. A par, será lançado o documentário “A Torre de Atalaia de Vale da Lapa na defesa da costa algarvia”, uma abordagem sobre o restauro desta estrutura de vigilância sobranceira ao mar, de um tempo em que o Algarve era assolado por ataques de piratas.

O Turismo de Natureza no Algarve é um dos sectores turísticos que regista maior potencial de crescimento ao longo dos últimos anos. O pedestrianismo é, assim, uma forma privilegiada de conhecer os territórios atravessados pelos percursos de descoberta da Natureza, promover o turismo cultural e praticar desporto, congregando uma forma de turismo alternativo e sustentável. É nesta leitura da gestão do território que o município de Lagoa aposta numa rede de percursos que tornam o litoral acessível e visitável, consolidando valores como a História Natural e o Património.

  • Publicado em Lagoa
Ler mais ...
Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time