Crónica: A vida é uma "Puta"
"Ontem foi dia de festa, o "mê menino" , Fernando Chalana, faz hoje 60 anos e antecipou para ontem um jantar onde se reuniram amigos e família, poucos mas bons"
A vida é muito bonita mas também é uma grande "puta", disse ontem a um miúdo, miúdo que carrega nos ombros um fardo demasiado pesado para quem é ainda tão jovem.
Ontem foi dia de festa, o "mê menino" , Fernando Chalana, faz hoje 60 anos e antecipou para ontem um jantar onde se reuniram amigos e família, poucos mas bons. Queria escrever um texto bonito, descrever a festa, brincar com os passos de dança que deu com a mulher, contar as vezes que os olhos brilharam, quase tantas quanto foram as vezes que se humedeceram.
A filha Mariana que (en)cantou, o filho João, sempre discreto, organizou um video com testemunhos de gente grata e solidária. Ia também falar das fake news postas a correr por alguém com responsabilidades no Benfica sobre uma doença, ou melhor, sobre uma mentira, mas a crónica foi completamente atropelada por uma noticia que ainda estou a digerir.
Durante a madrugada, no hospital Egas Moniz, a "puta" deu sinal de vida e hoje de manhã desperto com a noticia da morte de Fernando Peres, um dos maiores idolos do Sporting, mas mais importante, um amigo e pai de um dos meus mais queridos amigos, de quem sou padrinho de casamento. Nestes momentos, de profunda bipolaridade emocional, as palavras escorregam ao sabor das emoções.
Há sempre o egoísmo das memórias comuns, poderia aqui escrever sobre histórias que vivemos em conjunto, mas neste momento penso na Joana, no Pedro, nas duas netinhas, na mulher. Gosto daquela familia.
Gostava muito do senhor Peres, gostava da sua irreverência, gostava do seu entusiasmo da sua inesgotável capacidade de trabalho. E depois penso na "puta" que se esconde dentro da vida, desleal, traiçoeira, que brinca connosco quando lhe apetece, é que para derrubar o Senhor Peres a "puta" teve que insistir muito e durante muito tempo.
Resta o consolo de ter a certeza que lá no sitio onde esta malta se reúne, o senhor Peres vai, com aquele jeitinho mansinho muito dele, revolucionar o sistema celestial. E é muito bem feita, não o tivessem levado tão cedo.
Até Já
- Publicado em Tribuna do Leitor