Dia: 18 de Abr

Itens filtrados por data: quarta, 06 fevereiro 2019

“Mês Romântico – São Brás de Alportel 201

 

São Brás de Alportel, o mês de fevereiro é uma vez mais dedicado ao Coração

Em São Brás de Alportel, o mês de fevereiro é uma vez mais dedicado ao Coração. Cartas de Amor, Trovas e Serenatas, Lenços dos Namorados, Música, Cinema e Poesia entre sabores afrodisíacos serão os ingredientes principais de mais um programa cultural “Mês Romântico – São Brás de Alportel 2019”.

A Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro está a promover mais uma edição do Concurso “As mais Belas Cartas de Amor” que volta a desafiar os são-brasenses a redescobrir o prazer de escrever cartas de amor. Até dia 11 pode participar e apresentar os seus trabalhos. Consulte aqui as normas do concurso.

Os vencedores da edição juvenil (para jovens dos 15 aos 20 anos) e da edição adulto (para participantes com mais de 20 anos) receberão por prémio um jantar romântico e um conjunto de edições municipais. As mais belas cartas de amor serão apresentadas na segunda edição do “Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores”, marcada para 23 de fevereiro, pelas 15h30, na Fonte Nova.

De 13 de fevereiro a 2 de março, a Biblioteca Municipal apresenta a exposição “Lenços de Amor”. Uma iniciativa inspirada numa das mais antigas tradições de amor que associa o sentimento à forma poética e artística. Serão dados a conhecer os trabalhos realizados pelos alunos do 1.º ciclo e do Grupo de Linhas e Letras da Biblioteca Municipal que, em conjunto, recriaram os tradicionais “Lenços dos Namorados”.

Inspirados no Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, muitos restaurantes de São Brás de Alportel prepararam menus especiais para celebrar esta efeméride que podem ser consultados no site do Município.

Porque o amor pode e deve ser celebrado em família, a Biblioteca Municipal promove no dia 16 uma oficina especial de leitura: “Leitura com Mimos”. Uma iniciativa, com sessões às 15h00 e às 16h00, dirigida a crianças dos seis aos 38 meses e aos seus pais e que procura sensibilizar para a importância da promoção precoce de hábitos de leitura.

Este Mês Romântico integra ainda, na tarde de sábado, dia 23, a 2.ª edição da iniciativa “Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores”, que tem lugar no bonito espaço da Fonte Nova, no centro histórico de São Brás de Alportel, com um programa de animação que integra momentos de música e poesia, sem faltar uma romântica serenata.

No dia 23, à noite, pelas 21h30, o Cineteatro São Brás reabre as suas portas depois da concretização de uma obra de modernização, para apresentar o espetáculo de cinema e música: Video Lucem – cine-concertos para descobrir o Algarve.

Um espetáculo de iniciativa do CineClube de Faro,  integrado no Programa Algarve 365, que integra a ansiada exibição do filme mudo de 1925 “Charlotim e Clarinha”, da autoria do são-brasense, Roberto Nobre, uma figura maior da história do cinema em Portugal, a quem o município de São Brás de Alportel presta homenagem no Cinquentenário da sua Morte. A exibição do filme será acompanhada ao vivo por Francisca Cortesão e Sérgio Nascimento.

Numa noite especial serão também exibidos os filmes “ENFER”,  de Henri George-Clouzot (França, 1964, filme inacabado, 15') e “IT'S ALL TRUE”, de Orson Welles (EUA, 1943, filme inacabado, 40'), com acompanhamento ao vivo por Bruno Pernadas.

Os ingressos para este espetáculo estão à venda na Galeria Municipal e no dia do espetáculo, na Bilheteira do Cineteatro, a partir de 20h30.

 

Ler mais ...

Município de Lagoa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) Marcha/Corrida do Sítio das Fontes Estômbar

 

A correr ou a andar também se trata da saúde em Lagoa

Cerca de 900 pessoas responderam ao desafio do Município de Lagoa e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e participaram na emblemática Marcha/Corrida do Sítio das Fontes em Estômbar e prova incluiu 2 percursos, de 4,5 Kms e 9 Kms respetivamente participantes, oriundos de vários concelhos do Algarve, cumpriram a marchar ou a correr, durante a manhã de domingo, 3 de fevereiro.

Esta é primeira de três iniciativas do género já confirmadas para Lagoa em 2019. As próximas estão agendadas para 26 de maio em Ferragudo e 2 de junho em Porches.

A partida para esta prova de 3 de fevereiro, contou com as presenças do Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno e do Vice-Presidente do Município de Lagoa, Luís Encarnação. Aconteceu junto ao auditório do Sítio das Fontes, um local bem conhecido pela sua beleza natural.

Na saudação de boas vindas, Luís Encarnação, deixou um alerta: “Segundo dados recentes divulgados pela Direção Geral de Saúde, aumentou nos últimos anos o número de portugueses com mais de 15 anos que “raramente” ou que “nunca praticaram” exercício ou desporto, passando de 66% em 2009 para 74% em 2017.”

O responsável pelo pelouro do Desporto na Câmara de Lagoa apelou ainda ao envolvimento de todos para ajudar a mudar esta realidade: “Estes são números preocupantes porque praticar atividade física é melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, temos todos que trabalhar em conjunto. Aos políticos e autarcas cabe dinamizar a prática desportiva, e a vocês meus caros, cabe desafiar amigos, familiares e vizinhos para virem praticar desporto”, disse Luís Encarnação.

As marchas e corridas inscritas no programa do ano de Lagoa, cidade inclusiva, são organizadas pelo Município em parceria com o IPDJ. Fazem parte do 1º Eixo da Estratégia Municipal de Desenvolvimento Desportivo, “Desporto para Todos” e concorrem para o objetivo da promoção universal da prática da atividade física em Lagoa, Algarve.     

 

Ler mais ...

Mito Algarvio 7º aniversário com Grandiosa Festa do Acordeão

Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve

A Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve – comemorou o seu 7º aniversário com a Grandiosa Festa do Acordeão, no passado domingo. Sediada na antiga escola primária do Barrocal, em Altura, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Castro Marim, a Mito Algarvio tem vindo a trabalhar no sentido de afirmar Castro Marim concelho capital do acordeão no Algarve.

Nas comemorações do aniversário, que são também uma homenagem ao acordeão e aos acordeonistas algarvios, reuniram-se mais de 600 pessoas que têm acompanhado e contribuído para o desenvolvimento do trabalho desta associação.

O 7º aniversário da Mito Algarvio foi marcado pelas performances de prestigiados e premiados acordeonistas, como o atual campeão mundial Peter Maric (Sérvia), Tino Costa, Maria Adélia Botelho, Nélson Conceição, Tiago Conceição, Sérgio Conceição, Maria Palma, Rodrigo Maurício e o jovem acordeonista Hugo Madeira.

A Câmara Municipal de Castro Marim tem apoiado e estimulado o trabalho da Associação Mito Algarvio, que enriquece o património do concelho, preservando e promovendo a história do acordeão e, ao mesmo tempo, trabalhando na sua contemporaneidade.

Galeria de Imagens em baixo:

 

  • Publicado em Cultura
Ler mais ...

Lar e Centro de Dia de Altura

 

Obras do futuro Lar de Altura seguem a bom ritmo

O futuro Lar de Altura recebeu hoje a visita diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Faro, Maria Margarida Alves, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e pelo dirigente da Cegonha Branca, associação responsável pela obra, Amadeu Chaves.

A construção do Lar de Altura, que se prevê que seja finalizada em maio deste ano, foi retomada no final de 2017, depois de estar paradapor 10 anos. A resolução da Associação Cegonha Branca, com o total apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, vê agora chegar a bom termo um antigo sonho.

Em termos financeiros, depois da doação do terreno por parte do Município de Castro Marim e de um empenhado processo de licenciamento do Lar e Centro de Dia de Altura, em que o Município de Castro Marim garantiu todo o apoio técnico, esta obra representa um investimento de cerca de 1.900.000 euros, estimando-se que a autarquia contribua com cerca de 450.000 euros, em função das disponibilidades orçamentais.

Este projeto nasceu da identificação de um dos maiores problemas do concelho, segundo o Diagnóstico Social de Castro Marim, a resposta social para idosos. O isolamento, associado ao aumento da esperança média de vida, o crescimento de formas de organização familiar atípicas, ou mesmo a diminuição verificada nas redes formais ou informais de solidariedade, constituíram o enquadramento que deu origem à Associação Cegonha Branca e ao projeto do Lar de Idosos na freguesia de Altura, segundo o presidente da instituição, Amadeu Chaves.

O Lar e Centro de Dia de Altura serão constituídos por 26 quartos, 6 individuais, 15 duplos e 5 triplos, com capacidade total para 51 utentes residentes (unidade funcional até 60 residentes). A valência contará também com gabinete médico e de enfermagem, sala de movimentação, salas de atividades ocupacionais, salão de estar e bar, sala de refeições, cabeleireiro, piscina interior, com vestiários e duches, e jardim. Está prevista a criação de 25 a 30 postos de trabalho.

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time