Dia: 26 de Jun

Itens filtrados por data: quarta, 12 junho 2019

Férias Desportivas têm muitas propostas para as crianças e jovens de Portimão

29.ª edição das Férias Desportivas, projeto da Câmara Municipal de Portimão

Inscrições podem ser feitas online a partir de 13 de junho, entre 24 de junho e 9 de agosto, as crianças e jovens de Portimão dos 6 aos 16 anos podem ocupar os seus tempos livres na 29.ª edição das Férias Desportivas, projeto da Câmara Municipal de Portimão que decorre durante a paragem escolar de verão.

Com um programa rico em atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental, este ano o projeto integra-se no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

O período de inscrições começa no dia 13 de junho e as mesmas devem ser feitas online (https://desporto.cm-portimao.pt) ou no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão (telefone 282 470 813) e nos Complexos Desportivos de Alvor (282 248 570) e Mexilhoeira Grande (282 248 571), das 9h00 às 19h00, podendo ser efetuadas em simultâneo para os três turnos agendados.

No que diz respeito aos turnos, o primeiro decorre de 24 de junho a 5 de julho, o segundo entre 8 e 19 de julho e o terceiro de 22 de julho a 9 de agosto, com atividades das 9h00 às 18h00, com pausa para almoço entre as 12h00 e as 14h30.

Aos pais das crianças dos 6 aos 8 anos, que frequentam pela primeira vez o projeto Férias Desportivas, é garantida toda a segurança, com o acompanhamento de dez coordenadores responsáveis da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara de Portimão, secundados por 86 monitores, entre os 17 e 25 anos, cuja responsabilidade é apoiar os pequenos participantes nas atividades previstas, ajustadas às suas idades.

São diversas as práticas desportivas que irão ocupar as crianças e jovens, para além das modalidades coletivas, sendo possível experimentarem ténis, ginástica, dança, surf, canoagem, windsurf, body-board e natação. Também terão a oportunidade de praticar golfe e participar em atividades como passeios de barco ou idas a um parque de diversões aquáticas e sessões de cinema, entre outras, estando incluídos o seguro de acidentes pessoais, o almoço e as ofertas de t-shirt, mochila e boné.

Os valores de inscrição e reduções variam em função dos escalões sociais de que os participantes possam usufruir, sendo obrigatória a apresentação do Cartão de Cidadão e do comprovativo do Abono de Família referente ao presente ano. Para esclarecimentos complementares, os interessados deverão contactar a organização.

O projeto das 29.ªs Férias Desportivas culminará com a tradicional festa de encerramento, que este ano terá lugar na noite de 9 de agosto, a partir das 21h00, no Portimão Arena, reunindo os participantes e seus familiares.

Colaboram na iniciativa a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, Policia de Segurança Pública, Associação de Atletismo do Algarve, Clube de Bowling de Alvor, Clube de Ténis Portimão e Rocha, Clube de Xadrez de Portimão, Clube Naval D. João II – Alvor; Clube Naval de Portimão, Clube Taekwondo de Portimão, Escola Shotokan de Karaté de Portimão, Judo Clube de Portimão, UFAD – Judo Alvor, Penina Hotel & Resort, Portimão Surf Clube, Portimonense Sporting Clube, Portinado – Associação de Natação de Portimão, GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube, Navibordo, Marina de Portimão e Tic Tac Bike Tour.

São parceiros deste projeto os Agrupamentos de Escolas da Bemposta, Eng.º Nuno Mergulhão, Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e Júdice Fialho, assim como as Juntas de Freguesia do concelho, sendo o principal patrocinador das Férias Desportivas 2019 o Portimão Retail Center, além das empresas InforArte, Slide & Splash, Socialgar Seguros, Algarcine.

 

 

Ler mais ...

Alunos finalistas da licenciatura em Artes Visuais da UAlg inauguram «FERÔNIA»

A antiga Fábrica da Cerveja, na Cidade Velha, em Faro, vai receber a exposição dos alunos finalistas do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve.

Intitulada «FERÔNIA», a exposição tem inauguração marcada para o dia 21 de junho, às 21h30, e ficará patente até 6 de julho.

Para esta nova edição, os alunos escolheram o título FERÔNIA evocando a simbologia da força, da fertilidade e da liberdade associada a esta deusa da antiga mitologia romana. Estabelece-se, assim, um paralelo entre essas ideias e a criatividade artística presente nas obras que estes jovens emergentes querem livremente afirmar em sociedade. 

FERÔNIA apresenta as obras e as investigações realizadas pelos alunos finalistas da licenciatura em Artes Visuais e do mestrado em Comunicação Cultura e Artes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UAlg.

Nos espaços da Antiga Fábrica estão presentes obras que são reflexo do estudo da história da arte, da teoria da arte contemporânea e da expressão prática em atelier, que se manifestam, idiossincraticamente, em diversas vertentes e técnicas da pintura, escultura, desenho, gravura, ilustração, fotografia, vídeo, instalação multimédia e performance.

Com esta exposição explora-se também outro objetivo do curso de Artes Visuais, o domínio da curadoria de exposições e a intervenção artística nos espaços públicos e arquitetónicos. Prossegue-se, assim, a divulgação de uma nova geração de criativos para que a comunidade se aperceba do seu valor artístico e os integre como essenciais protagonistas do desenvolvimento cultural local, com a ambição de uma dimensão universal.

A curadoria é dos professores Bertílio Martins, Fernando Amaro, Mirian Tavares, Pedro Cabral Santo, Rui Sanches, Susana de Medeiros, Tiago Batista e Xana.

A Exposição pode ser visitada de 21 de junho a 6 de julho, diariamente, das 15h00 às 19h00.

Ler mais ...

Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020

FUNDOS E CANDIDATURAS AO PROGRAMA TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA COM PRAZO ALARGADO

O Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 abriu o concurso nº ALG 32–2019-06 - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), no domínio da Inclusão e Emprego, que visa promover intervenções que favoreçam a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino e a melhoria do sucesso educativo dos alunos.

O objetivo temático é a promoção da inclusão social e o combate à pobreza e descriminação e a prioridade de investimento é a inclusão ativa, incluindo com vista à promoção da igualdade e da participação ativa e a melhoria da empregabilidade.

Trata-se do segundo período de apresentação de candidaturas e são elegíveis as operações que decorram no Algarve, sendo potenciais beneficiários os estabelecimentos públicos de educação e ensino dos territórios de intervenção prioritária.

A dotação para esta candidatura é de 3.500.00,00 euros do Fundo Social Europeu FSE, devendo as candidaturas ser submetidas no Balcão 2020, até 12 de julho de 2019.

O aviso completo está disponível aqui: https://algarve2020.pt/info/aviso/alg-32-2019-06

#Portugal2020 #CCDRALGARVE #Algarve #Algarve2020 #Educação#Inclusão #FSE

Ler mais ...

Câmara de Lagos aprova moção de protesto pela deficiente situação da barra

O Executivo Lacobrigense aprovou por unanimidade na última Reunião de Câmara, realizada a 5 de junho, uma moção que tem como objetivo manifestar ao Governo o seu desagrado pela persistência da deficiente situação da barra de Lagos e recomendar a rápida resolução da mesma.

A proposta foi apresentada pela presidente da autarquia e mereceu o apoio de toda a vereação. Em causa está o assoreamento da barra, causa de graves transtornos quer aos pescadores residentes, quer também aos diversos operadores das denominadas marítimo-turísticas e entidades com interesses neste domínio, nomeadamente a Marina de Lagos, o estaleiro naval Sopromar e o Clube de Vela de Lagos.

A situação tem vindo a agudizar-se uma vez que a zona da barra /canal deveria ter cerca de quatro metros de profundidade, em baixa-mar, e atualmente tem cerca de metro e meio, impossibilitando a regular navegação em condições de segurança. A confirmá-lo está a informação disponibilizada no site da Autoridade Marítima Nacional, relativa às barras marítimas do país, que, sobre a barra de Lagos, apresenta, em permanência, a seguinte informação “Estado da Barra de Lagos-condicionada a embarcações com calado superior a 2 metros, estas devem praticar a barra com uma profundidade de água superior a meia maré”. O acesso condicionado da barra de Lagos, face à informação de abertura a toda a navegação de todas as outras barras da zona sul, no entender dos autarcas, condiciona e prejudica a economia local e a própria imagem de Lagos enquanto destino de excelência.

Maria Joaquina Matos recordou ainda que, na sequência de anterior apelo dirigido ao senhor Secretário de Estado das Pescas, este comunicou que o início dos trabalhos de dragagem da barra de Lagos estariam previstos para o 1º semestre de 2019, embora condicionados à devida autorização de dragagem e depósito de materiais dragados a emitir pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente. “Acontece que estamos em junho, no início da época de maior fluxo turístico, sem qualquer indício de que os trabalhos tenham início, afigurando-se da máxima urgência a resolução de toda esta situação” - remata a presidente da autarquia.

A Câmara Municipal deliberou manifestar ao Governo o seu desagrado pela persistência da deficiente situação da barra de Lagos e recomendar a rápida resolução da mesma, bem como dar conhecimento desta sua posição às seguintes entidades: APA – Agência Portuguesa de Ambiente; ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses; AMAL - Associação de Municípios do Algarve; Assembleia Municipal de Lagos; Capitania do Porto de Lagos; Associação de Pescadores do Barlavento; Associação de Pescadores Amadores; Clube de Vela de Lagos; Marina de Lagos; Sopromar; operadores das marítimo-turísticas com atividade no concelho; e órgãos de comunicação social.

  • Publicado em Lagos
Ler mais ...
Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time