Dia: 18 de Jun
  • Zen Online
Algarvemais

Algarvemais

URL do Sítio:

Parchal pedonal a estação de caminho de ferro e o Hotel Riverside

Requalificação do Parchal prevê trecho pedonal entre a estação de caminho  de ferro e o Hotel Riverside

O “Compromisso de Segurança” assinado entre a Câmara Municipal de Lagoa e a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) no passado 7 de junho, Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível, vai permitir ao município, numa primeira fase, aumentar a segurança na travessia do caminho-de-ferro na localidade de Ferragudo-Parchal, bem como criar uma zona pedonal de segurança entre este acesso e o hotel de quatro estrelas Riverside.

Para reestruturar toda a mobilidade nesta área, e pensando em turistas com mobilidade condicionada, o município de Lagoa participa, em parceria com a Universidade do Algarve (UAlg), no projeto “Acces4all”. Com abordagens metodológicas de Design Universal, Age Sensitive Design e Collaborative Design, o percurso pedonal tornar-se-á, em breve, acessível a todos. Toda a área sofrerá intervenções e melhoramentos, na estação ferroviária e atravessamento da linha férrea, tanto para automóveis como para peões, e deslocalizações, nas quatro paragens de autocarro.

Aproveitando a requalificação urbana que a autarquia pretende levar a efeito na Rua Infante de Sagres, no Parchal, a UAlg, através do Instituto Superior de Engenharia (ISE), auditou o projeto desenvolvido e propôs alterações nos quase 1000 metros do principal eixo viário e pedonal previsto. A autarquia tem também projetada a construção de um passadiço ribeirinho que irá ligar o núcleo piscatório do Parchal e o Cais do Calhau, na Mexilhoeira da Carregação, um projeto candidatado ao MAR 2020, cujo objetivo consiste em implementar, em Portugal, as medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), contribuindo para o desenvolvimento das zonas costeiras.

XV Feira Medieval de Silves de 10 a 19 de agosto de 2018

 

XV Feira Medieval de Silves 10 a 19 de agosto, na XV edição de imagem da criação do fotógrafo André Boto.

Tendo como tema base a “Silves, 1189. A Conquista”, dará a conhecer o famoso episódio da história da cidade, no qual o Rei D. Sancho I, com ajuda dos Cruzados que se dirigiam à Terra Santa, toma a cidade.

«Creio que a imagem deste ano é muito poderosa e fará, por certo, trabalhar a imaginação de quem a vir, convidando a que possam estar em Silves, de 10 a 19 de agosto, na XV edição deste evento», diz Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. «Queríamos, precisamente, continuar a dar uma dimensão de grande dramatismo, diria mesmo cinematográfica, a esta criação, já que a história de Silves, cheia de episódios grandiosos, personagens de grande poder e influência, lendas e poesia, nos permite explorar com muita força tudo o que diz respeito à produção visual», reforça a autarca.

Na sessão fotográfica que permitiu a criação da imagem da XV Feira Medieval de Silves procurou-se criar uma imagem vívida e dramática de dois guerreiros, um cristão e um muçulmano, que certamente, ao longo dos vários meses que durou o cerco à cidade (de junho a setembro, mais precisamente até dia 3 desse mês) e durante o confronto se terão enfrentado. A determinação de ambos os lados em confronto está retratada, bem como a presença de todos os demais que viviam na cidade ou que seguiam os combatentes, personificados pelo místico rosto que aparece quase como que uma sombra e as mulheres e crianças, personificados pela jovem que olha o infinito, em busca de melhores dias.

André Boto contou com a participação de vários modelos, todos voluntários: Bruno Guerreiro (o cristão), António Santos (o muçulmano), Catarina Marreiros (a jovem) e Eduardo Ramos, o músico silvense que, mais uma vez, se associa a este evento, onde também atua todos os anos. Aliás, estes modelos são, mais uma vez, pessoas que têm uma relação com a Feira Medieval, participando e visitando-a, fazendo parte da sua história e dos afetos que ela proporciona.

André Boto residiu em Silves por longos anos e tem nesta cidade as suas origens. O seu currículo inclui inúmeras distinções entre as quais, as últimas, recebidas em 2016 e 2017, são:

  • 2017 - Medalha de Prata no concurso MIFA - Moscow International Foto Awards 2017, Rússia
  • 2016 - Master Qualified European Photographer - com fotografia de interiores
  • 2016 - 3º Prémio no concurso "NYC4PA - Macro", EUA
  • 2016 - Vencedor da categoria de "Paisagem e Habitats" no concurso "AMBID 2016"
  • 2016 - Menção Honrosa do concurso "Motif Collective - Shadows"
  • 2016 - 6º Lugar no concurso "Night Photography & Light Painting"
  • 2016 - Menção Honrosa no concurso "FAPA - Fine Art Photo Awards - Photomanipulation"
  • 2016 - 2 Nomeações no concurso "Not Indoor Photography - 2016"
  • 2016 - 2 Menções Honrosas e 5 Nomeações no concurso "La Grande Awards
  • 2016 - 4 Nomeações no concurso "11th Black and White Spider Awards"
  • 2016 - Nomeado/Finalista no concurso "1000 for 1 - New Eyes"

Anita Oliveira (do salão de cabeleireiro Anita, em Silves) realizou, também por mais um ano, a caracterização dos personagens – cabelo e make up -, com grande qualidade. Anita Oliveira formou-se na Alemanha e exerce a profissão há mais de 30 anos, realizando formações constantes, para aperfeiçoamento da técnica.

A sessão fotográfica decorreu na Casa da Cultura islâmica e Mediterrânica, tendo a autarquia contacto com a colaboração, para esse efeito, do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS).

Patrocinadores: Região de Turismo do Algarve, Delta, Doner Kebab Al-Sultão, Fiesa Prosand, Crazy World, Aqualand.

Media partners: Sul Informação e Rua FM

A Feira Medieval de Silves é um ECOevento, certificado pela Algar.

+ info: tel. 282 440 832 | correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

"Bruno de Carvalho não se demite. A crise no Sporting continua. A selecção já está na Rússia"

Bruno de Carvalho não se demite.
A crise no Sporting continua.
A selecção já está na Rússia

"By Fanan"

Cristiano Ronaldo voltou para trás e deu um abraço num miúdo
Bruno de Carvalho vai processar os jogadores.
Marcelo deu banho no mar dos Açores.
Hoje é o primeiro treino da selecção na Rússia
Os moços da Juveleo continuam presos.
Não vai haver Assembleia Geral no Sporting.
Vai haver Assembleia Geral no Sporting. 
A selecção já está na Rússia.
Bruno de Carvalho não se demite.
A advogada do Fernando Mendes é do Porto.

O que vale é que chove todos os dias.
Se que houvesse incêndios, teriam de abrir mais três canais de televisão para arranjarem espaço para essas noticias. Finalmente um governo com um plano para acabar com os incêndios. Custa mais 47% em ajustes directos mas pelo menos inclui chuva dia sim, dia não…

A única notícia que deve ser mentira é que Costa teve um almoço com Vítor Gaspar e diz que não há dinheiro. Deve ter apanhado o vírus, ou pior , acordou.

As greves passam em rodapé sem qualquer destaque, afinal Passos Coelho já não é primeiro-ministro. 
Bruno de carvalho não se demite.
A selecção já está na Rússia...

As televisões andam a contratar comentadores desportivos nas empresas de trabalho temporário para cobrir tanta bola...

Uma miséria franciscana. Já nem se vê o Papa.

Fernando Santos

"By Fanan" Revista da semana

 

 

Estórias de Assombrar regressam a Castro Marim

 

No desenvolvimento de uma política de promoção e valorização dos patrimónios de Castro Marim, a NovBaesuris-Empresa Municipal organiza pelo 5º ano consecutivo o evento Estórias de Assombrar, na vila de Castro Marim.

Nos meses de Junho, Julho e Agosto, a NovBaesuris convida os castromarinenses e os visitantes a entrarem na noite no ambiente lendário e fantástico dos monumentos, das ruas e praças da vila, para ouvir e contar as estórias e as lendas que povoam o imaginário desta terra, outrora de reis e rainhas.

As centenas de pessoas de toda a região algarvia e da vizinha Espanha que, nos últimos cinco anos participaram nas Estórias de Assombrar puderam conhecer a rica tradição oral de Castro Marim através de lendas como o Mourinho do Forte, Mouro Vaz, os Sete Encantes, Má Hora, o Menino Gigante ou ainda do conto do sapo e do mouro anão.

As Estórias de Assombrar contam com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e começam sempre às 21.00 horas, em local e data a indicar, sendo dirigidas a todas as faixas etárias da população a partir dos 12 anos. As inscrições são limitadas e obrigatórias, devendo ser realizadas previamente através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 281 510 160.

Para Célia Brito, Presidente do Conselho de Administração da Nov.Baesuris, esta iniciativa visa a valorização e divulgação do património imaterial da vila de Castro Marim, que encerra um valioso conjunto monumental de que fazem parte o Castelo, o Forte de São Sebastião e a Colina do Revelim de Santo António. A empresa municipal acredita que as Estórias de Assombrar podem contribuir para o enriquecimento e diversificação da oferta cultural de Castro Marim, levando o nosso concelho a ser mais conhecido.

Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time