Dia: 22 de Out
Algarvemais

Algarvemais

URL do Sítio:

Casa dos Cantoneiros no Espinhaço de Cão será operações de prevenção e de combate aos incêndios florestais

“Casa dos Cantoneiros”, sito em Espinhaço Cão e Barão de São João

 A Câmara Municipal de Lagos aprovou na última reunião de Executivo, realizada a 10 de outubro último, a cedência do edifício denominado “Casa dos Cantoneiros”, sito em Espinhaço de Cão na União de Freguesas de Bensafrim e Barão de São João, à Terras do Infante – Associação de Municípios. Criar um ponto estratégico de posicionamento de meios, para facilitar as operações de prevenção e fazer face às necessidades de combate aos incêndios florestais, é o objetivo desta deliberação.

A localização da Casa dos Cantoneiros, situada na proximidade da confluência do limite dos três concelhos que integram o território das Terras do Infante (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo), permitindo chegar mais rapidamente a cada um deles, justificou a escolha deste imóvel para funcionar como local de estacionamento de meios.

A Casa dos Cantoneiros irá assim, por via do contrato de comodato agora aprovado, acomodar, no âmbito da Deteção/Vigilância e Proteção contra incêndios, um Local Estratégico de Estacionamento de Meios, e, no âmbito do Combate a Incêndios Rurais que ocorre durante as épocas de maior calor, um Local Estratégico de Pré-Posicionamento de Meios de Combate e respetiva Brigada.

Esta decisão insere-se, igualmente, numa estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Município de Lagos que consiste em dar novos usos a edifícios que se encontram desativados e esvaziados das suas funções originais, evitando-se, por esta via, a degradação do património edificado.

A cedência do imóvel será feita por um prazo de 10 anos, renovável, ficando as obras de reabilitação e adaptação do edifício e as despesas de utilização a cargo da Terras do Infante – Associação de Municípios.

Concerto dos HMB assinala o 1º aniversário do MAR Shopping Algarve

Os HMB vão proporcionar um concerto único aos visitantes do MAR Shopping Algarve

Concerto dos HMB assinala o 1º aniversário do MAR Shopping Algarve . A banda portuguesa de soul e funk atua no dia 26 de outubro, pelas 21h00, na zona exterior do centro comercial de Loulé.  O programa de celebração do 1º aniversário do MAR Shopping Algarve decorre nos dias 26, 27 e 28 de outubro, com promoções e ofertas em várias lojas e outras atividades gratuitas no espaço Fashion & Lifestyle (piso 0).

Os HMB vão proporcionar um concerto único aos visitantes do MAR Shopping Algarve, inserido na programação especial do 1º aniversário do centro comercial de Loulé. Na noite de sexta-feira, dia 26 de outubro, pelas 21h00, a zona exterior do MAR Shopping Algarve vai ser palco da atuação da banda portuguesa, ao som de êxitos como “O amor é assim”, “o Dia D”, “Naptel Xulima”, “Frágil”, “Não me leves a mal” e outros temas.

Vencedores de dois Globos de Ouros, nas categorias “Melhor Grupo”, em 2018, e “Melhor Música” com o tema “O Amor é assim”, em 2017, os HMB são umas das bandas mais populares da atualidade. Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Silva (baterista) e Joel Xavier (baixista) formam a banda que nasceu em 2007 e que tem a particularidade de cantar sempre em português.

O acesso ao concerto dos HMB no dia 26 de outubro, no MAR Shopping Algarve, será gratuito e possível mediante o levantamento prévio de uma pulseira disponível no Balcão de Informações, situado à entrada do centro comercial. As pulseiras poderão ser levantadas a partir das 12h do dia 24 de outubro, pelos visitantes que queiram garantir a sua entrada no recinto preparado para o concerto, com lotação limitada. O acesso à atuação continuará a ser gratuito do lado de fora do recinto, situado na zona exterior do centro comercial.

Sobre a IKEA Centres A IKEA Centres faz parte do Grupo IKEA, empresa com mais de 40 anos de experiência a gerir centros comerciais de sucesso. Atualmente acolhemos e servimos mais de 460 milhões de visitantes por ano, um número que irá chegar a um bilião nos próximos cinco a sete anos. Os nossos clientes crescem em número e em vontade de, connosco, viverem as melhores experiências e assim continuará a acontecer quando

MAR Shopping Algarve Avenida Algarve Complexo Industrial IKEA 8135-182 Almancil, Portugal

www.marshopping.com Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. VAT PT 507 161 025

passarmos das atuais 43 localizações em 15 países para mais de 70 em 2025. Os nossos lojistas e parceiros também se mantêm e crescem connosco, sendo atualmente 1.600 as marcas que operam em 7.000 lojas. A Visão IKEA – “Criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas” – sempre nos guiará. São as pessoas que nos ajudam a concretizar diariamente esta visão extraordinária

Herman José, "Lado B", da Pêra de 16 novembro 2018

Câmara Municipal de Silves, Herman José será o próximo convidado da rúbrica "Lado B" 

A artista atuará no Centro Pastoral de Pêra, a 16 de novembro, pelas 21h30.Herman José ocupa um lugar ímpar no universo artístico nacional. A sua expressão artística resulta da fusão de várias artes: a da escrita humorística, a de autor e intérprete musical, a de músico, a de ator multifacetado e a de contador de estórias. Será porventura esta mistura explosiva, que faz com que os seus espetáculos se adaptem a todos os extratos socioculturais e que resultem em todos os palcos, dos mais populares aos mais eruditos. Os seus mais de quarenta anos de carreira de imparável atividade, fazem com que o seu repertório seja geracionalmente transversal, tanto em Portugal como na Diáspora.

Os ingressos para este espetáculo têm um custo associado de 10,00€, podendo ser adquiridos no Museu Municipal de Arqueologia de Silves (282 440 838 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), na Casa-Museu João de Deus, em SB Messines (282 440 892 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), Juntas de Freguesia do concelho e Centro Pastoral de Pêra.

A iniciativa conta com o apoio do Centro Pastoral de Pêra.

+ info: Sector de Cultura da CMS | tel.: 282 440 800 | email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

» sobre Herman José

Há muito tempo que Hermann Joseph Von Krippahl, mais conhecido por Herman José se tornou a uma das maiores referências do mundo do espetáculo em Portugal. Para muitos Herman José será mesmo o “Pai do humor em Portugal”, tantos foram os humoristas contemporâneos que o artista influenciou.

Com uma carreira de mais de 40 anos, Herman José é uma das figuras mais populares em Portugal e o sucesso tem sido uma realidade frequente na sua carreira tanto como humorista, apresentador e músico.

Nascido em 1954, deu os primeiros passos na TV aos 18 anos, num programa juvenil, na qualidade de baixista de um trio musical residente. Depois de vários trabalhos estreou-se como ator na televisão, no ano de 1975, indicado pelo grande Nicolau Breyner, participando no sketch do duo Sr. Feliz e Sr. Contente no programa “Nicolau no Pais das Maravilhas”.

O facto do seu trabalho como ator cada vez ganhar mais forma, nunca o fez rejeitar a sua faceta de músico e em 1977 lançou um dos seus primeiros sucessos “Saca Rolhas”, cujas vendas alcançaram o disco de ouro.

No início da década de 80 foi convidado pelo apresentador Júlio Isidro para participar no programa “Passeio dos Alegres”, onde surge a histórica personagem “Tony Silva”, conseguindo assim agarrar a atenção do grande público. Por esta altura lança também a “Canção do Beijinho” que é igualmente disco de ouro.

Em 1983 obtém um sucesso estrondoso com o programa “O Tal Canal”, seguindo-se “Hermanias” onde nascem personagens como o cronista de futebol José Estebes e o grande Serafim Saudade. Nos anos seguintes o Herman trabalhou em rádio, apresentou alguns concursos televisivos, tornando-se posteriormente apresentador de talk shows em “Parabéns”, programa onde entrevistou Amália Rodrigues, Tony Bennett, Omar Sharif, Carlos Lopes, entre outros…

No início do novo século, Herman causa sensação ao transferir-se para a SIC iniciando o programa “Herman SIC” acompanhado por grandes atores como são os casos de Maria Rueff, Joaquim Monchique, Ana Bola ou Vitor de Sousa. Neste programa Herman José volta a entrevistar grandes personagens à escala mundial como Mark Knopfler (Dire Straits), Sting (The Police), Ian Anderson (Jethro Tull), Ute Lemper ou Tom Jones.

Passados vários anos, sempre no ativo, Herman regressa à RTP onde tem trabalhado em vários projetos televisivos ao que tem juntado inúmeras apresentações de palco, revelando a sua tremenda capacidade enquanto músico e revisitando algumas das canções e personagens que o tornaram numa celebridade.

Projeto “A Banda Vai à Escola” cresce nas escolas são-brasenses

Projeto “A Banda Vai à Escola” cresce nas escolas são-brasenses

A Associação Cultura e Recreativa Escola de Música Sambrasense, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de São Brás que abriu as portas da Escola Poeta Bernardo de Passos a esta oportunidade de levar a banda ao conhecimento dos jovens alunos. De forma gratuita e voluntária, o professor ensinou durante algumas horas por semana vários jovens alunos são-brasenses. Desde então, o projeto já recebeu cerca de três dezenas de jovens, quinze dos quais obtiveram resultados que permitiram a sua integração na Banda Filarmónica. Alguns, integram atualmente o grupo “Young Melody” composto por jovens alunos da Escola da Banda Filarmónica.

Aos poucos, a ideia foi crescendo e o projeto foi mostrando o seu potencial, e quis ganhar asas… à Banda Filarmónica e ao Agrupamento de Escolas juntou-se o Município de São Brás de Alportel e em conjunto, com elevado esforço, foi possível lutar pelo apoio imprescindível do Ministério da Educação, aprovado recentemente, que veio permitir, já neste ano letivo 2018/19 fazer crescer este Projeto nas Escolas São-brasenses!

Sob iniciativa do Município de São Brás de Alportel, com financiamento do Ministério da Educação, e a parceria da Banda Filarmónica e do Agrupamento de Escolas, a Banda vai à Escola será uma realidade nas escolas são-brasenses, contando para tal com um professor de música a tempo inteiro, disponibilizado pelo Ministério da Educação.

Albano Neto, professor que se distingue pela sua vasta experiência no ensino e formação musical, bem como na coordenação de projetos musicais, terá a missão de lançar na comunidade escolar são-brasense sementes de música, em prol do desenvolvimento cultural são-brasense.

Com a disponibilização e mobilização deste professor para o agrupamento de escolas, é possível criar um complemento extracurricular na área da música e do ensino artístico agora alargado a todos os níveis de ensino do agrupamento, do pré-escolar ao ensino secundário e disponibilizado a um maior número de jovens.

O projeto já vinha a ser apoiado pelo Município de São Brás de Alportel que, reconhecendo o valor do mesmo, empenhou esforços para a sua implementação de uma forma mais ampla, tendo para o efeito sido ratificado o protocolo existente entre as partes envolvidas.

Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time